Importante passo

(depois de A surra, eu continuo e concluo o email mais longo e doloroso da minha vida)

Querido Pe. João,

Antes de dar continuidade ao email anterior sinto necessidade de dizer-lhe algumas palavras: 

Escrever-lhe tem sido como uma terapia. Tenho colocado as minhas lembranças e as idéias  em certa ordem, esclarecendo para mim mesma o novo sentimento que devo ter em relação ao meu trauma. 
Continuo lendo artigos do Jacques Poujol, com a dificuldade de encontrar tempo para acessar a internet e ainda traduzir os textos, do francês para o português.

Li em um dos textos que diz: "... no campo psicossocial, o incesto é uma situação com que poucos profissionais de saúde mental gosta de ser confrontado. É difícil manter-se neutro em relação ao incesto. O ato automaticamente desperta em todos nós o que seria chamado por alguns como uma "contra-transferência negativa", onde a incompreensão, raiva e indignação se misturam. Estas situações são delicadas e muitas vezes espinhosos, e tratá-los é um caminho cheio de armadilhas e emboscadas."

Pensei imediatamente no senhor, e se estou causando-lhe sofrimento pelas terríveis revelações. Tem quase um mês que a Nicole deixou de falar comigo. Ela pediu para eu não tocar mais no assunto com ela, disse que já estava causando problemas entre ela e o esposo. Foi para ela que eu iniciei a conversa sobre as minhas recordações,..., ela chorava junto comigo, me apoiava e recriminava os nossos pais. Porém, ela não quis mais continuar, está me evitando completamente. Por este motivo me senti "afundando completamente" e escrevi para o senhor.

Ela deve estar sofrendo tanto, e eu sinto muito. Nós não estávamos nos ajudando mutuamente, foi melhor assim.

Li também que ser ouvida é muito muito importante no processo de cura. Eu realmente não estou criando uma grande expectativa sobre o que senhor vai me responder, nem sei se o senhor é psicólogo, mas sei que tem Deus no coração e uma vida de doação ao trabalho da caridade. Eu sei, mais e mais, que este assunto é terrivelmente difícil até para psicoterapeutas. 

Foto: www.tumbir.com
Quando estou preparando um email para o senhor eu estou me lembrando, expondo vários sentimentos sobre as recordações, me permitindo ter raiva, nojo, indignação, até culpa. É este o caminho, tem que ser este, eu estou me agarrando com muita esperança nas palavras deste terapeuta de larga experiência. E estou me preparando para o mais importante passo: conversar com os meus pais e irmãos sobre o assunto.
Esta conversa vai ser muito importante para mim, pois quero abolir todos os fantasmas que estão ao redor de mim, em sonhos e tormentos psicossomáticos.
Obrigada, abraços,
Flor

Comentários