Fortaleza - Ceara

O retiro espiritual (falo no texto Por que voce está chorando?) que minha mãe me despachou não durou muito, apenas uma semana, e então voltei para casa. A minha mãe continuava irritada, sem paciência e sobretudo, sem nenhum carinho para me dar.

Google Imagens
A minha madrinha de batismo ia viajar de férias para Fortaleza com seus dois filhos pequenos, e então ela pediu da minha mãe para eu ir junto com ela. A minha mãe concordou imediatamente, pois ia ser uma viagem com duração de 1 més, ela se livraria de mim, e teria tempo para pensar o que fazer comigo, o que fazer com a situação, com o casamento dela.

Eu me lembro do momento que eu fui arrumar minha mala, ..., lembro de abrir a gaveta que me pertencia, e lembro do vazio, lembro do fundo preto da gaveta, lembro de não encontrar roupas novas, somente trapos, e não encontrar calçinhas inteiras, somente rasgadas ou manchadas.

Eu olhei para mim naquele momento, eu já tinha quase 13 anos, faltavam apenas três meses, eu me lembro claramente de ter me dado conta do abandono e descuido em que vivia, afinal minha mãe deveria se preocupar comigo, me dar roupas, me ensinar higiene pessoal, ..., mas ela só estava preocupada com ela mesma.

Nós éramos realmente muito pobres, mas meus pais tinham ajuda de diferentes fontes: parentes, amigos, patrões, igreja. A ajuda que recebiam era suficiente para nos alimentar e até mesmos nos vestir com certa dignidade. Era descuido e abandono, o resultado daquela gaveta vazia.

Eu não me lembro de ver a minha mãe me dando banho ou me vestindo quando eu era criançinha, eu lembro apenas dos meus dois irmãos mais velhos.
De fato, eu já tinha12, quase 13 anos, uma mocinha, já deveria cuidar da minha roupa, da minha higiene, mas isto se um adulto me ensinasse, e não  os meus irmãos, que também eram crianças.

A minha madrinha, sabendo da precariedade em que vivíamos, disse que compraria o que eu precisasse: roupas ou sapatos.
Assim foi.

(continua o texto em Praia do Futuro)





Comentários