Abuso emocional - voce entende o que é?

A reportagem do Fantástico do dia 01 de março de 2015 Agressão verbal na infância pode doer mais do que palmada, fala sobre o tema abuso emocional. Nesta mesma reportagem citam uma pesquisa PUC do Rio Grande do Sul, que entrevistaram dez mil adultos de todo o Brasil.

"Lembranças de palavras ofensivas e de negligência emocional reduzem em até 30% a autoestima e o otimismo. Aumentam em 20% a impulsividade. Apenas 10% dos que sofreram com ofensas se consideram emocionalmente saudáveis" resultado desta pesquisa citado no G1-Fantástico.

Ainda está disponível na internet este site que faz esta pesquisa. O cadasto é anônimo e responde a uma série de perguntas sobre experiências de vida e em troca ganha um perfil de personalidade, e o participante e ainda eles oferecem tratamento online, conforme constatado suas necessidades. As características atuais do temperamento dos participantes estão diretamente ligadas aos maus tratos físicos e emocionais na infância. 

Eu me cadastrei, respondi à uma infinidade de perguntas (tipo só de marcar, mas eram tantas que até me fadigou). Ao final eu recebi um imenso relatório sobre o meu perfil comportamental, proporcional aos número de perguntas respondidas. Se voce se cadastra, não tenha preguiça de responder tudo, vá até o final, é inclusive uma auto análise, é emocionante, concentre-se para responder, esteja só.

O link para o questionário é www.temperamento.com.br/content/, tem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aceita no botão abaixo e boa sorte.

O próximo webinar será nesta semana. Trata-se daquelas reuniões online (ou voce pode assistir depois o vídeo gravado) que eu citei aqui neste blog, no texto Resgatar criança ferida em mim, onde tem o link para o cadastro do seu email e para que você receba a permissão de assistir e receber material (textos) relacionado com o tema. Tudo é grátis e sigiloso.

A Psicóloga Rosemeire Zago vai conversar sobre o abuso emocional e desponibiliza um texto introdutório sobre o tema: O abuso emocional e as sequelas na vida adulta.

Outro material que achei no Facebook da Psicóloga Rosemeire Zago foi este texto escrito por ela e publicado site somostodosum.ig.com.br, no Portal de bem estar e autoconhecimento, clique aqui para acessar o link.

Ainda quero aqui compartilhar com voces o vídeo do Psicólogo Cezar Coneglian sobre o mesmo tema, mas como o enfoque nas Escrituras: Vivendo o Casamento para a glória de Deus - Estudo 17, o link  é proveniente do site Sopalavra.org.br. Eu coloquei o mais curto de 24 minutos, mas tem uma sequência de vídeos do mesmto tema, sobre correção de filhos, e trata exatamente da criança ferida que guardamos em nós e consequentemente crucificamos nossos filhos.

Google Imagem
Voce tem tanto material para uma autoterapia, não percam esta oportunidade de ajuda. E se conhecerem alguém que precisa destas informações, sejam generosos e divulgem.

Olha imagem, veja, todas as minhas perguntas estão sendo respondidas. Lembra do texto que eu escrevi aqui Por que colcha de retalhos? É o fio do recomeço, de remenda, é a busca pela origem e não por culpados.

Faça voce a sua "colcha de retalhos".

Um forte abraço, com carinho,
Maria Flor do Blog Colcha de Retalhos



Comentários

  1. Oi Flor, quando era pequena além dos abusos sexuais havia também o abuso emocional e isso carrego até hoje, às vezes é muito difícil lidar com certas lembranças sobre este assunto, porém superei muita coisa ruim, sofria de muitos complexos e algumas coisas ainda me fazem sofrer.

    As pessoas me chamaram de lixo, de vagabunda, de negra feia, são coisas que me machucaram muito, a minha mãe, meus irmãos e meu pai,
    Ás vezes faço um exercício para me livrar dessas lembranças, imagino todas as pessoas que falaram coisas que me machucaram, e digo a elas que as perdoou.


    Um abraço
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice,

    Eu não sei o que te dizer. Sinto muito por voce sofrer preconceito,
    pelas pessoas que hoje te humilham, sinto muito pelos traumas que voce
    carrega.
    Voce leu meu blog não é?
    Eu estou relendo tudo o que eu escrevi, e estou sofrendo igualmente ao
    relembrar mais uma vez. Eu também sofri muito também querida, e tenho
    meus traumas.
    Porém, pelo meu filho, eu não aceito mais ficar lamentando ou
    chorando, eu estou em busca de uma mudança em mim, de algo melhor para
    mim, para meu filho, para a minha familia.
    Eu estou segurando na mão de Deus.
    Eu já tenho mais de 40 anos, e gostaria muito de que estas mudanças
    benéficas tivessem vindo para minha vida quando eu ainda e jovem, como
    voce.
    Menina, levanta a cabeça, agradece sua juventude e oportunidade de
    mudar, agora, e não mais tarde.
    Beijos, e busca Jesus Cristo, ele morreu por nós, para nos salvarmos.
    Flor de Deus, ;-)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria Flor
    Através do Somos Todos Um cheguei à dra. Rosemeire Zago e estou assistindo as maravilhosas palestras dela no INEPE. Como estão me ajudando a montar o quebra-cabeças 'fragmentado' (palavra dela) da minha infância. É um trabalho belíssimo, riquíssimo, que tanto pode nos ajudar!
    Agora encontrei o seu blog, que ela cita no programa, e quero acompanhar seus posts.
    Vamos acolher nossa criança interior.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ah, gostaria de receber seus posts via e-mail, mas não achei a opção aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escrevi para voce do meu gmail, como eu nao sei se voce recebeu, entao vou enviar daqui ;-)
      Cara Manu Hilz,

      Muito obrigada por me escrever, pelo interesse pelo que eu escrevo.
      Demorei para responder porque eu estava procurando no Blogger um meio de colocar aquela opcao que voce falou no seu email, de receber minhas postagem por mail.
      Entao, coloquei lá, voce viu? bem, eu acho que tá certo, será?
      Voce já viu as postagens em que eu falo sobre o meu "quebra-cabeca" ou "colcha de retalhos" que estao sendo montadas através das informacoes que estou recebendo nos hangouts da Dra. Zago e umas palestras que ouco no site sopalavra.com, de um pscologo cristäao.
      Boa sorte,
      Maria Flor

      Excluir
  5. Welcome!!! Writes to me ..., if you want (in English).

    ResponderExcluir
  6. Olá Querida, acabei de descobrir seu blog e tentei me cadastrar no site da pesquisa que você mencionou (www.temperamento.com.br) mas acho que ele não está mais disponível. Bom, tenho 45 anos, sou cristã e sofri muitos abusos emocionais por parte de minha mãe na infância, adolescência e pasme: até pouco tempo atrás. Sou a mais velha de cinco irmãos e sempre me senti literalmente uma pessoa de quinta categoria. Já que tudo que se referia a mim era ignorado, minhas necessidades, emoções etc. E quando eu cobrava o "meu direito" de filha, eu só recebia maus tratos, humilhações e palavras agressivas. Percebo que isso me prejudicou muito a vida toda. Mas agora estou decidida a mudar esta história de uma vez por todas, o que já não era sem tempo. Muito obrigada por compartilhar conosco suas experiências. Vou te seguir de perto a partir de agora. beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário