Validação do sofrimento

Na postagem anterior, Resgatar criança ferida em mim, eu falei de uma reunião (bate-papo) online sobre superação de traumas emocionais.

Eu assisti o vídeo desta reunião. Vale muito a pena, mesmo para pessoas que nunca foram abusadas sexualmente, mas que sofreram outros tipos de abusos na infância, tais como abusos físicos, psicológicos, abandono, super proteção, ou até mesmo para aquelas pessoas que acreditam que nunca sofreram nenhum tipo de abuso.

Foi a Psicóloga e Analista Junguiana Rosemeire Zago que palestrou e respondeu perguntas das pessoas que participaram do bate-papo online. O site desta psicóloga é um rosemeirezago.com.br/, tem muita informação, muita ajuda. 

Rosemeire Zago cita Alice Miller (psicanalista polonesa, 1923-2010), que nos mostra a importância do rompimento do silêncio do sofrimento na infância 

Foi exatamente o que eu fiz: rompi o silêncio do sofrimento da minha infância, "retirei toda a terra" que se sobrepunha no meu coração, e olhei de frente o meu passado, escrevendo aqui as minhas recordações traumáticas de um longo de período de abusos sexuais. Muitas destas recordações eu não lembrava, era como se nunca tivessem acontecido, mas aconteceu e eu lembrei.

Eu escrevi uma postagem em junho de 2014 com o título Por quê colcha de retalhos?, e lá escrevi "O sentido que eu captei foi o de remendar pequenos e importantes fatos de minha vida, insignificantes recordações e lembranças que me atormentam como fantasmas e uma única 'peça' para poder finalmente entender o 'todo'. E então, não é assim que se constroi uma imagem do quebra-cabeça? através de pequenos fragmentos?


Foto: www.sugestsoft.com
Foi explicado na web reunião que o abuso provoca o estresse pós-traumático, trazendo consequencias chamada dissociação. Na dissociação, a memória do abuso fica fragmentada, se espalha pelo cérebro.

Quando você lembra, ao recontar sua história, por mais dolorosa que seja, por mais dor que te provoque, lembrando de partes da história, o inconsciente vai te enviando mais lembranças, e estas, vão se juntado uma a um, construindo assim uma memória completa, clara, e acima de tudo real.

E aliado a todo o processo de resgate do sofrimento na infância, de recordar e ter consciência dos traumas provocados pelos abusos, junto tem a VALIDAÇÃO do sofrimento, você terá motivos para chorar, motivos para ficar triste.

continua ...

Comentários